domingo, 24 de maio de 2009

Sugestões de atividades para o Meio Ambiente

Meio ambiente

Sugestões de Atividades Sensibilizadoras, Dinâmicas e Reflexão para Educação Ambiental

  • Conceitos ambientais e seus significados

  • Objetivos: Refletir sobre diferentes conceitos relacionados ao meio ambiente e perceber como cada um tem uma visão específica de cada conceito, de acordo com seu contexto.
  • Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.
  • Material necessário: Papel, lápis ou caneta e quadro.
  • Desenvolvimento:
- Iniciar uma conversação sobre o meio ambiente, levantando questões como: O que é meio ambiente? Qual é, para você, o principal problema ambiental e por quê? O que é lixo? O que é natureza?

- Após a conversação, escrever no quadro 5 expressões: meio ambiente; ecologia; lixo; consumismo; natureza (podendo optar por outras expressões).

- Pedir que cada participante escreva, em uma folha, com poucas palavras, o que entende por cada expressão.

- Recolher as folhas e redistribuí-las aos participantes.

- O monitor solicita que, um a um, os participantes leiam a interpretação das expressões para o grande grupo. Um é escolhido para iniciar. A pessoa autora das interpretações lidas pelo primeiro, se apresenta, podendo justificar suas impressões, e em seguida lê as interpretações da folha que pegou, e assim por diante.

- Enquanto isto, o monitor faz uma tabela no quadro, no seguinte formato:
Meio ambiente Ecologia Lixo Consumismo Natureza




Abaixo de cada palavra o monitor irá escrevendo, de forma sintetizada, as interpretações lidas.

- Após todos terem lido as interpretações e o monitor ter preenchido o quadro, fazer um fechamento analisando as idéias sintetizadas do quadro.

Atividades para a semana do meio ambiente

  • Objetivos: Realizar atividades voltadas para a conscientização ambiental na semana do Meio Ambiente.
  • Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.
  • Material necessário: Diversos.
  • Desenvolvimento:
- Iniciar uma conversação sobre o meio ambiente, e destacar a importância da data 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

- Perguntar se sabem o por quê da escolha deste dia para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Se não souberem, explicar que a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu marcar essa data em comemoração à primeira grande conferência internacional dedicada ao tema de meio ambiente : a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Humano, iniciada em 5 de junho de 1972 , em Estocolmo, Suécia.

- Realizar as atividades listadas abaixo, na medida do possível:

1) Coletar informações de jornais locais sobre o meio ambiente – nesta época a mídia impressa divulga ações ambientalistas e ecológicas – para montar um álbum coletivo.

2) Realizar uma oficina de sucata, para a construção de maquetes ou brinquedos. Solicitar que tragam sucata com antecedência.

3) Elaborar com a turma um texto sobre a importância da separação do lixo e criar um panfleto para ser distribuído na comunidade. Cada criança leva em torno de 5 panfletos para entregar aos seus vizinhos.

4) Visitar um aterro sanitário, ou lixão.

5) Assistir a um vídeo que trate sobre as questões ambientais.

6) Convidar alguém da área do meio ambiente ou de educação ambiental para conversar com a turma.

7) Proporcionar um passeio a um ambiente natural.

8) Criar uma música sobre meio ambiente.

9) Propor trabalhos com diferentes técnicas artísticas utilizando a temática Meio Ambiente e depois fazer uma exposição.

10) Plantar árvores ou fazer canteiros com flores ou hortaliças.

11) Fazer dramatizações referentes ao meio ambiente.

12) Visitar um horto ou parque ecológico.

13) Passear pelos arredores da escola a fim de perceber como anda o ambiente que circunda a escola.

14) Realizar uma campanha do agasalho ou de alimentos para favorecer alguma entidade carente, para promover a solidariedade.

- Ao final das atividades, fazer um fechamento da semana do meio ambiente, ressaltando que as atividades realizadas podem ser feitas no decorrer do ano letivo, não somente nesta semana comemorativa. O meio ambiente deve ser lembrado todos os dias.

Oficina de brinquedos com sucata


  • Objetivo: Realizar uma oficina de brinquedos com sucata proporcionando uma reflexão acerca dos produtos que consumimos.
  • Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.
  • Material necessário: Sucata (solicitar antecipadamente), tesoura, cola, fita adesiva, canetinhas, tinta.
  • Desenvolvimento:
- Iniciar uma conversação sobre a sucata que cada participante trouxe para a atividade.

- Pedir que cada um escolha uma das embalagens para falar sobre o produto: preço, tipo de embalagem, tipo de produto, etc. Pode ser feito um debate a partir das apresentações, sobre a possibilidade de reciclagem e sobre a importância de diminuirmos o consumo.

- Após a conversação, colocar toda a sucata no centro da sala e conversar sobre a elaboração de brinquedos feitos com sucata, salientando que a receita para a construção do brinquedo é uma só: criatividade. Cada um inventa um brinquedo. O tempo para a atividade vai depender muito de cada grupo.

- Finalizado os trabalhos, cada um apresenta o brinquedo que criou e o grupo combina o que poderão fazer com os brinquedos: exposição, dar para crianças da Educação Infantil da escola.
Algumas dicas de brinquedos: carrinhos, fantoches, objetos, memória, quebra-cabeças, boliche, maquetes, etc.

Idéia puxa idéia

  • Objetivos: Integração, contextualização de temas e percepção da inter-relação de idéias, a partir de uma brincadeira que culminará em produção de textos.
  • Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.
  • Material necessário: Quadro ou painel para escrever palavras.
  • Desenvolvimento:
- Fazer um grande círculo e iniciar uma conversação sobre um dos assuntos: resíduos, desmatamento, poluição, qualidade de vida, ambiente, água, consumismo, etc. (o assunto pode ser escolhido pelo grupo ou pelo monitor).

- Após a escolha do tema, debater o por quê da escolha e aprofundar o assunto com comentários gerais de todo grupo sobre o que pensam do assunto.

- Após a conversação, fazer uma rodada de “idéia puxa idéia”. Cada um deverá dizer uma palavra que seja relacionada com o assunto em questão. Se o grupo for grande, fazer, no máximo, duas rodadas. Se o grupo for pequeno, fazer várias rodadas. Um objeto pode ser passado de mão em mão – deixando a atividade mais lúdica - para cada um dizer sua palavra. Cada palavra é anotada no quadro ou painel.

- Dividir a turma em três ou quatro grupos e solicitar que, utilizando as palavras do quadro, criem um texto reflexivo sobre o assunto debatido.

- Para finalizar, cada grupo lê o texto produzido para todos.


Criando com objetos naturais e objetos construídos

Objetivos: Promover integração e contextualização de objetos quanto a sua origem: se natural ou construída.
Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.
Material necessário: Uma sacola contendo objetos naturais e objetos construídos: folhas de árvores, frutas, caixas, latas, galhos, pedras, canetas, etc. (Sugiro que tenha a mesma quantidade de objetos naturais e de objetos construídos. A quantidade total vai depender do número de participantes, sendo que deverá ter um para cada um).
Desenvolvimento:
- Fazer um grande círculo e iniciar uma conversação sobre objetos naturais e objetos construídos.
- Após a conversação, deixar passar pelo grupo uma sacola, de onde cada participante retira um objeto.
- Cada um falará do seu objeto quanto a sua origem, forma, cheiro, se é usado para alguma coisa, se é liso, grande, colorido, etc.
- Depois, dividir a turma conforme o tipo de objeto: um grupo dos objetos naturais e outro grupo dos objetos construídos. Cada grupo elaborará um pequeno texto que fale sobre o conjunto de objetos – podem ser textos poéticos e/ou criativos.
- Finalizar com uma apresentação dos textos elaborados e conversar sobre a atividade.

Atividades com poemas


  • Objetivos: Promover integração, descontração, reflexão e momentos criativos a partir de poemas.
  • Público alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos.
  • Material necessário: Poemas
  • Desenvolvimento:
- Dividir a turma em quatro grupos.
- Entregar um poema (abaixo) para cada grupo.
- Cada grupo debate sobre o poema.
- Após o debate, o monitor solicita que inventem uma forma criativa de apresentar o poema.
- Finalizar com uma apresentação dos grupos e conversar sobre a atividade.

Poemas para Educação Ambiental


Separe

Separe, separe, separe o seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.

Separar é muito fácil
Preste muita atenção.

Todo lixo que for de plástico
Vai para o latão
Da cor...
Vermelha.

Separar é muito fácil
Preste muita atenção.

Todo lixo que for de papel
Vai para o latão
Da cor...
Azul.

Separar é muito fácil
Preste muita atenção.

Todo lixo que for de vidro
Vai para o latão
Da cor...
Verde.

Separar é muito fácil
Preste muita atenção.

Todos restos de alimento
Galhos, folhas naturais
Vão para o latão
Da cor...
Laranja.

Separe, separe, separe o seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.


Vamos ver se você ainda sabe?

Plástico na lata vermelha
Papel na lata azul
Vidro na lata verde
Metal na lata amarela
E na lata laranja vão os
restos de alimentos, galhos e folhas.

Separe, separe, separe o seu lixo
Pois você é cidadão
Que respeita o ambiente.


Diversidade

Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração.

A diversidade é divertida
E muito colorida
Se todos fossem iguais
Nada seria diferente
E de repente
Tudo perderia a sua graça.

Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
E somos todos irmãos.

A diversidade é divertida
Ninguém é melhor ou pior
Todos têm o seu valor
Criança, adulto, idoso
Homem ou mulher
Negro, branco ou amarelo
Essa é a variedade
Que compõem a humanidade.

Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
Somos todos irmãos.

Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração.


Viver para gastar?

Veja como você anda
Só pensa em comprar
Vive para trabalhar
E gastar, gastar, gastar.

Quanto mais você trabalha
Para comprar tudo o que vê
Você esquece do principal
Que é viver, viver, viver.

Você não tem tempo pra nada
Não pode nem se divertir
Você precisa trabalhar
Para ter grana pra comprar.

E a vida vai passando
E você vai trabalhando
Vai consumindo, vai gastando
Vai esquecendo de viver.

Quanto mais você trabalha
Para comprar tudo o que vê
Você esquece do principal
Que é viver, viver, viver.


Sou natureza

Aqui é lugar de ampliar os sentidos
Onde as cores são mais vivas
Os cheiros são mais suaves
Os ruídos ecoam
E vão ao coração
Lugar de magia
Reino dos contos
De duendes e fadas
Sou um cogumelo
Sou um grilo
Sou a libélula que abraça o arbusto
Sou a flor sino a gotejar
O orvalho da madrugada
Sou o lagarto
Que se entrega ao sol
Preguiçosamente
E sou um sapo
Que emerge do açude de carpas
Eu, tão perto de todas as formas de vida
E tão longe preso
Pelas grades da cidade.

autoria de Berenice Gehlen Adams.