quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dia Nacional de Ações de Graças


Dia Nacional de Ações de Graças


Dia Nacional de Ações de Graças


A idéia de transformar o "Dia de Ação de Graças" em acontecimento unversal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco, quando Embaixador do Brasil em Washington.
Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o "Dia de Ação de Graças", o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus".
O diplomata brasileiro soube expressar em sua idéia todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim, um país voltado para a paz.
No Brasil, o "Dia Nacional de Ação de Graças" foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. O Decreto nº 57.298, de 19 de novembro de 1965, regulamenta as comemorações do "Dia Nacional de Ação de Graças". Finalmente, a Lei nº 5.110, de 22 de setembro de 1966, determina que o "Dia Nacional de Ação de Graças" seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua celebração.

Histórico

A Comissão do Dia Nacional de Ação de Graças, do Ministério da Justiça, vem cumprindo suas atribuições de fazer a semana preparatória, com as mensagens oficiais e a cerimônia do "Te Deum", com todas as características especificadas no Decreto, cuidando da sua divulgação.
O relato das várias celebrações em todo o território nacional demonstram o interesse dos órgãos públicos e segmentos religiosos em comemorar o dia, bem como o envolvimento das autoridades eclesiásticas de vários pontos do país, em participar e apoiar o evento.
Um histórico de abrangência mundial registra como o mais longínquo "Te Deum" o que fez Cristóvão Colombo, em 1492, quando chegou à América, agradecendo a Deus pela descoberta.
Registra-se também que Cabral, quando chegou ao Brasil em 1500, rezou uma missa de agradecimento nas praias da Bahia.
Nos EUA, em 1612, os Peregrinos iniciaram a comemoração como "Dia de Ação de Graças" que evoluiu sempre mais, pois em 1789, o Presidente George Washington oficializava a comemoração. 
Em 1863, o Presidente Lincoln determinava sua realização para a última quinta-feira do mês, sendo que estabelecia, também ele, que era esse dia feriado nacional.
O dia continuou a ser sempre comemorado, e em 1939 o Presidente Franklin D. Roosevelt proclamou essa comemoração para a quarta quinta-feira do mês, sendo essa data oficializada no Congresso Americano em 1941.
Para os estadunidenses as comemorações religiosas são acompanhadas de jantar de confraternização, com o tradicional peru e a torta de abóbora, que se tornaram símbolo desse dia.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Planejamento de 2012

Objetivos
Conteúdos
Estratégias



l  Conhecer a sala e a professora (alunos novos)
l  Entender sobre o uso e manuseio dos livros .
·          Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;
·          Objetivo Geral


“Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


l  Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;

l  Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;


Ø  Primeira aula com as turmas
-Apresentação professora/alunos e alunos/professora
-normas e condutas na sala de leitura
-história




Campanha da Fraternidade



Início:28 de fevereiro


Tema :Fraternidade e saúde pública

Lema :”Que a saúde se difunda sobre a Terra”

*dramatização da parábola:”O bom Samaritano”(5º ano)




     -Culminância :4 de abril












*Hino da campanha(cantado por todos alunos)

-Trabalho com:

Ø  Cartaz
Ø  Vídeo
Ø  Oração
Ø  Hino
Ø  Dramatização- O Bom Samaritano
Ø  Atividades do livro da C.F. Para o ensino fundamental









Objetivos
Conteúdos
Estratégias


·          Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;

·          Despertar  a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;






·          habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas; 

·          desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos; 

·          incentivar o trabalho em equipe; 
·          estimular a criatividade;

·           promover o hábito de leitura


Fortalecer a percepção de que boa saúde não é apenas ausência de doenças; é vida plenamente vivida em todas as suas dimensões pessoais e sociais”. (Papa João Paulo II, em mensagem encaminhada na CF de 1981)




Ø  Ciranda Literária
Autor:Hans Chrystian Andersen
ü  Biografia
ü  Retrato
ü  Leitura




















Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.


v  Leitura compartilhada
v  Apresentação da foto do autor
v  Leitura da biografia
v  Exposição no mural (foto e biografia )
v  Contação das histórias  livro:AlgunsContos e fábulas  Andersen


Objetivos
Conteúdos
Estratégias





·          Desenvolver da habilidade em discutir questões importantes.

·          Manifestar opiniões sobre a história  lida ou ouvida.






















ü  Reconto
ü  teatro
-Culminância:dia 2 de junho com:

_-Exposição de trabalhos
-Teatro:A roupa nova do Imperador(alunos do 3º e 4º anos)


Ø  Festa Julina

* 1º Período  _quadrilha de roda  ( música festa boa)
* turma 102 e 202   -dança coutry (música etc e tal)
* turma 302   _ quadrilha (música _ quadrilha da Xuxa)
* turma 402 e 502 _ forró (música Xote das meninas)
-Culminância: dia 07 de julho
v  Dramatização do conto “A roupa nova do imperador”

  Contos:
v  A sereiazinha
v  O patinho feio
v  A pequena vendedora de fósforos
v  A roupa nova do Imperador
v  O soldadinho de chumbo










v  Organização de músicas , passos das danças para os dois turnos  e ensaio do 2º turno.




Objetivos

Conteúdos

Estratégias



·          Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação;

·          Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural emergente em nossa sociedade;


·          Estabelecer o seu espaço e presença no cotidiano contemporâneo;
·          Desenvolver habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar suas histórias de maneira mais elaborada;

·          Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;


·          Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;




Livro:
 “Histórias de fadas” do autor Oscar Wilder


-O príncipe feliz
-O gigante egoísta
-O amigo dedicado
-O rouxinol e a rosa

Livros:
-Contos de morte morrida
-A árvore maravilhosa
-João esperto leva o presente certo
-Caçada ao grande monstro
-“Sons da selva”
-“Sons da floresta”
-A surpresa do urso polar
-As aventuras do urso bebê
-Bruxa,bruxa,venha a minha festa!
-
(para todas os anos)

-


Leitura compartilhada (4º e 5º anos)

Contação para as outras turmas 1º período. 1º 2º e 3º anos.

Ficha de leitura(escrita)

Reconstrução oral da história lida



Levantamento de hipóteses através da capa.


Ilustração da história
                                                                                                                            
Objetivos

Conteúdos

Estratégias







·          Refletir, por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive.






-Conhecer a cultura de cidades da região sudeste







Região sudeste



-Vídeo “viva  volta Redonda”

-Fotos em ppt (no início da construção da cidade)

Ciranda de Tarituba
-Vamos cirandar
Projeto Valores
Cantata de Natal











Exposição de fotos do início da cidade construção da CSN,construção do clube recreio dos trabalhadores,casas e prédios


-Releitura das fotografias antigas(5º ano)

-Releitura das fotografias atuais (4º ano)





·          Localização na região sudeste a cidade de Paraty  de onde é a ciranda de Tarituba
·          Leitura e canto da ciranda de Tarituba
·          Letra da ciranda
·          vídeo da dança                                

História do Presépio

História do Presépio O presépio é hoje em dia um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento de Jesus. Há quem refira que o presépio provém do século terceiro, onde peregrinações eram feitas à gruta onde Jesus nasceu. Representações artísticas surgiram no século a seguir como pinturas, frescos entre outros, mas a data de 1223 é para muitos o início desta tradição. São Francisco de Assis será então o autor do presépio, pois nesse ano, festejou o Natal na floresta de Greccio, levando consigo animais como, bois, vacas, burros, de forma a retratar o que tinha acontecido nessa noite aos seus cidadãos, expandindo o interesse das pessoas por retratar o Natal. No século XV, com o culminar de um grande interesse pela data, criaram o presépio como hoje o conhecemos, deixando para trás as pinturas das igrejas. O presépio tem como principal característica, a mobilidade: todas as peças podem mover-se e serem vistas de vários ângulos, dando liberdade para individualmente recriar o seu próprio presépio. No século seguinte surge o primeiro particular a tê-lo em casa, na propriedade da Duquesa de Amalfi. A partir do século XVIII, a tradição insere-se em toda a Península Ibérica alastrando-se por toda a Europa. Actualmente é um costume de inúmeras culturas que marca o Natal, existindo presépios para todos os gostos, desde miniaturas a personagens em tamanho real, e muitas vezes uma representação humana do acontecimento. http://natal.kazulo.pt

Presépio para montar e colorir com os alunos

Dia Nacional Consciência Negra

Dia 20 de novembro Dia Nacional da consciência Negra Consciencia negra Saiba mais

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares. O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares. O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga. A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”. O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. Amélia Hamze Profª da FEB/CETEC ISEB/FISO-Barretos http://www.brasilescola.com