quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Dia Nacional de Ações de Graças
Dia Nacional
de Ações de Graças
A idéia de transformar o "Dia de Ação de
Graças" em acontecimento unversal nasceu de um brasileiro, Joaquim Nabuco,
quando Embaixador do Brasil em Washington.
Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da
primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o "Dia de Ação de
Graças", o Embaixador brasileiro formulou publicamente o seguinte voto:
"Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um
agradecimento universal a Deus".
O diplomata brasileiro soube expressar em sua idéia
todo o conhecimento que tinha sobre a população de seu país, baseado em seu
passado histórico, firmando sempre, desde as origens, nas tradições cristãs do
respeito à liberdade e aos direitos humanos, na proibição constitucional das
guerras, na busca de solução dos conflitos sem derramamento de sangue, enfim,
um país voltado para a paz.
No Brasil, o "Dia Nacional de Ação de
Graças" foi instituído por meio da Lei nº 781, de 17
de agosto de 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. O Decreto nº 57.298,
de 19 de novembro de 1965, regulamenta as comemorações do "Dia Nacional de
Ação de Graças". Finalmente, a Lei nº 5.110, de
22 de setembro de 1966, determina que o "Dia Nacional de Ação de
Graças" seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, sendo o
Ministério da Justiça o órgão legalmente incumbido de promover a sua
celebração.
Histórico
A Comissão do Dia Nacional de Ação de Graças, do
Ministério da Justiça, vem cumprindo suas atribuições de fazer a semana
preparatória, com as mensagens oficiais e a cerimônia do "Te Deum",
com todas as características especificadas no Decreto, cuidando da sua
divulgação.
O relato das várias celebrações em todo o
território nacional demonstram o interesse dos órgãos públicos e segmentos
religiosos em comemorar o dia, bem como o envolvimento das autoridades
eclesiásticas de vários pontos do país, em participar e apoiar o evento.
Um histórico de abrangência mundial registra como o
mais longínquo "Te Deum" o que fez Cristóvão Colombo, em 1492, quando
chegou à América, agradecendo a Deus pela descoberta.
Registra-se também que Cabral, quando chegou ao
Brasil em 1500, rezou uma missa de agradecimento nas praias da Bahia.
Nos EUA, em 1612, os Peregrinos iniciaram a
comemoração como "Dia de Ação de Graças" que evoluiu sempre mais,
pois em 1789, o Presidente George Washington oficializava a comemoração.
Em 1863, o Presidente Lincoln determinava sua realização para a última quinta-feira do mês, sendo que estabelecia, também ele, que era esse dia feriado nacional.
Em 1863, o Presidente Lincoln determinava sua realização para a última quinta-feira do mês, sendo que estabelecia, também ele, que era esse dia feriado nacional.
O dia continuou a ser sempre comemorado, e em 1939
o Presidente Franklin D. Roosevelt proclamou essa comemoração para a quarta
quinta-feira do mês, sendo essa data oficializada no Congresso Americano em
1941.
Para os estadunidenses as comemorações religiosas
são acompanhadas de jantar de confraternização, com o tradicional peru e a
torta de abóbora, que se tornaram símbolo desse dia.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Planejamento de 2012
Objetivos
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Conteúdos
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Estratégias
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l Conhecer a sala e a professora (alunos
novos)
l Entender sobre o uso e manuseio dos
livros .
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Criar o
hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a
falar;
·
Objetivo Geral
“Refletir sobre a realidade da saúde
no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e
comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no
sistema público de saúde.”
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
l Disseminar o
conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida
saudável;
l Sensibilizar as pessoas para o
serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na
comunidade;
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Ø
Primeira aula com as turmas
-Apresentação professora/alunos e alunos/professora
-normas e condutas na sala de leitura
-história
Campanha da Fraternidade
Início:28 de
fevereiro
Tema :Fraternidade e saúde pública
Lema :”Que a saúde se difunda sobre a Terra”
*dramatização da parábola:”O bom Samaritano”(5º ano)
-Culminância :4 de abril
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*Hino da campanha(cantado por todos alunos)
-Trabalho com:
Ø Cartaz
Ø Vídeo
Ø Oração
Ø Hino
Ø Dramatização- O Bom Samaritano
Ø Atividades do livro da C.F. Para o
ensino fundamental
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Objetivos
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Conteúdos
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Estratégias
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·
Difundir
dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita
relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;
·
Despertar a discussão sobre a realidade da saúde
pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo
financiamento;
·
habilitar o aluno para
conhecer e compreender contos de fadas;
·
desenvolver no aluno a
habilidade de produzir textos;
·
incentivar o trabalho em
equipe;
·
estimular a criatividade;
·
promover
o hábito de leitura
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“Fortalecer a percepção de que boa saúde não é apenas ausência de
doenças; é vida plenamente vivida em todas as suas dimensões pessoais e
sociais”. (Papa João Paulo II, em
mensagem encaminhada na CF de 1981)
Ø Ciranda
Literária
Autor:Hans Chrystian Andersen
ü Biografia
ü Retrato
ü Leitura
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Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e
desenvolvem o prazer da leitura.
v Leitura
compartilhada
v Apresentação da
foto do autor
v Leitura da
biografia
v Exposição no
mural (foto e biografia )
v Contação das
histórias livro:AlgunsContos e fábulas Andersen
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Objetivos
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Conteúdos
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Estratégias
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·
Desenvolver
da habilidade em discutir questões importantes.
·
Manifestar
opiniões sobre a história lida ou
ouvida.
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ü
Reconto
ü
teatro
-Culminância:dia 2 de junho com:
_-Exposição
de trabalhos
-Teatro:A
roupa nova do Imperador(alunos do 3º e 4º anos)
Ø Festa Julina
* 1º Período _quadrilha de
roda ( música festa boa)
* turma 102 e 202 -dança coutry (música etc e tal)
* turma 302 _ quadrilha (música
_ quadrilha da Xuxa)
* turma 402 e 502 _ forró (música Xote das meninas)
-Culminância:
dia 07 de julho
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v Dramatização do
conto “A roupa nova do imperador”
Contos:
v A sereiazinha
v O patinho feio
v A pequena vendedora de fósforos
v A roupa nova do Imperador
v O soldadinho de chumbo
v
Organização de músicas , passos das danças para os dois turnos e ensaio do 2º turno.
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Objetivos
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Conteúdos
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Estratégias
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·
Usufruir de um momento lúdico, movido
à fantasia e imaginação;
·
Perceber a importância da contação de
histórias como uma manifestação cultural emergente em nossa sociedade;
·
Estabelecer o seu espaço e presença no
cotidiano contemporâneo;
·
Desenvolver
habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar
suas histórias de maneira mais elaborada;
·
Criar o hábito de ouvir histórias,
como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;
·
Dispor-se a conhecer o novo, o
diferente;
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Livro:
“Histórias
de fadas” do autor Oscar Wilder
-O
príncipe feliz
-O gigante
egoísta
-O amigo
dedicado
-O
rouxinol e a rosa
Livros:
-Contos de
morte morrida
-A árvore
maravilhosa
-João
esperto leva o presente certo
-Caçada ao
grande monstro
-“Sons da
selva”
-“Sons da
floresta”
-A
surpresa do urso polar
-As
aventuras do urso bebê
-Bruxa,bruxa,venha
a minha festa!
-
(para
todas os anos)
-
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Leitura
compartilhada (4º e 5º anos)
Contação
para as outras turmas 1º período. 1º 2º e 3º anos.
Ficha de
leitura(escrita)
Reconstrução
oral da história lida
Levantamento
de hipóteses através da capa.
Ilustração
da história
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Objetivos
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Conteúdos
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Estratégias
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·
Refletir,
por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que
vive.
-Conhecer a cultura de cidades da
região sudeste
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Região
sudeste
-Vídeo “viva volta Redonda”
-Fotos em
ppt (no início da construção da cidade)
Ciranda de Tarituba
-Vamos cirandar
Projeto
Valores
Cantata de
Natal
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Exposição
de fotos do início da cidade construção da CSN,construção do clube recreio
dos trabalhadores,casas e prédios
-Releitura
das fotografias antigas(5º ano)
-Releitura
das fotografias atuais (4º ano)
·
Localização na
região sudeste a cidade de Paraty de
onde é a ciranda de Tarituba
·
Leitura e canto
da ciranda de Tarituba
·
Letra da ciranda
·
vídeo da dança
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História do Presépio
História do Presépio
O presépio é hoje em dia um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento de Jesus.
Há quem refira que o presépio provém do século terceiro, onde peregrinações eram feitas à gruta onde Jesus nasceu.
Representações artísticas surgiram no século a seguir como pinturas, frescos entre outros, mas a data de 1223 é para muitos o início desta tradição.
São Francisco de Assis será então o autor do presépio, pois nesse ano, festejou o Natal na floresta de Greccio, levando consigo animais como, bois, vacas, burros, de forma a retratar o que tinha acontecido nessa noite aos seus cidadãos, expandindo o interesse das pessoas por retratar o Natal.
No século XV, com o culminar de um grande interesse pela data, criaram o presépio como hoje o conhecemos, deixando para trás as pinturas das igrejas.
O presépio tem como principal característica, a mobilidade: todas as peças podem mover-se e serem vistas de vários ângulos, dando liberdade para individualmente recriar o seu próprio presépio.
No século seguinte surge o primeiro particular a tê-lo em casa, na propriedade da Duquesa de Amalfi. A partir do século XVIII, a tradição insere-se em toda a Península Ibérica alastrando-se por toda a Europa.
Actualmente é um costume de inúmeras culturas que marca o Natal, existindo presépios para todos os gostos, desde miniaturas a personagens em tamanho real, e muitas vezes uma representação humana do acontecimento.
http://natal.kazulo.pt
Dia 20 de novembro Dia Nacional da consciência Negra Consciencia negra Saiba mais
Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC
ISEB/FISO-Barretos
http://www.brasilescola.com
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