sábado, 12 de setembro de 2009

Projeto de sala de leitura

Sala de leitura e laboratório de informática
Professoras: Rita de Cássia, Suzana







PROJETO MEIO AMBIENTE




1- Apresentação
2- Público Alvo
3- Duração
4- Objetivos
5- Metodologias
6- Estratégias
7-Recursos
8-Avaliação
9-Culminância




1- Apresentação

A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômicas, política, cultural e histórica do país.

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas do 1º Período ao 5º ano.

2- Público Alvo

Este projeto é destinado as turmas de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano

3- Duração

Mês de junho

4- Objetivos

 Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
 Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
 Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
 Estimular a leitura e a escrita;
 Desenvolver a oralidade, a socialização;
 Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
 Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita)ajustadas às diferentes intenções de comunicação, expressar suas idéias e sentimentos enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.


5- Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, dramatização.


6- Estratégias

 História infantil que trate da questão do meio ambiente “ O peixinho e o sonho”
 Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio; (todas as turmas)
 Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita (3º, 4º e 5º ano) e o desenho (1º e 2º ano);


 Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
 A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de leitura. Na sala de leitura( 2º ano)
 Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.no laboratório de informática;(5º ano)
 Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Na sala de leitura (2º ao 5º ano);
 Comentários sobre o vídeo;
 Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;



Reciclando e brincando


 Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
 Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche; (2º ano)
 Cada um irá enfeitar sua garrafa com durex colorido;
 Confecção do aquário de garrafa “pet” na sala de leitura (Ed. Infantil)


Poema

 Poema paraíso de José Paulo Paes

 Ensaio do teatro sobre a história “ O peixinho e o sonho” na sala de leitura .(3º ano)
 Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

 Socialização das construções e das pesquisas; .(todas as turmas)
 Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;no laboratório de informática ( 5º ano)
 Propor aos alunos a confecção de panfletos feitos por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; ( obs: a confecção destes panfletos será feita no computador. Os textos e os desenhos serão trabalhados em duplas.);


Trabalhando com Música.

 Apresentar a eles os textos das músicas “Xote da Ecologia”(1º período) e “Planeta Azul”4º ano)
 Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical; (4º)
 Ouvir e cantar a música;
 Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)


Reciclando Papel

 No primeiro momento desta aula o propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
 O professor apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
 Com os materiais, já previamente prontos, juntamente com os alunos inicia-se o processo de reciclagem de papel; (5º ano)
 Digitação do trabalho no laboratório de informática(registro);

 Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos;na sala de leitura
 Ilustração do panfleto (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).

 Exposição dos brinquedos confeccionados
 Dramatização de “O peixinho e o sonho”
 Recitação do poema “ Paraíso”
 Música planeta azul de Chitãozinho e Xororó

Recursos
 Internet
 computador
 impressora
 Literatura infantil
 vídeo
 rádio
 Garrafas pet
 peneiras
 Jornais velhos
 Tinta guache
 Corda de varal
 pincel
 câmara digital

8 – Avaliação

O projeto será avaliado através da participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Nenhum comentário: