terça-feira, 20 de novembro de 2012

Planejamento de 2012

Objetivos
Conteúdos
Estratégias



l  Conhecer a sala e a professora (alunos novos)
l  Entender sobre o uso e manuseio dos livros .
·          Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;
·          Objetivo Geral


“Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde.”

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


l  Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;

l  Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;


Ø  Primeira aula com as turmas
-Apresentação professora/alunos e alunos/professora
-normas e condutas na sala de leitura
-história




Campanha da Fraternidade



Início:28 de fevereiro


Tema :Fraternidade e saúde pública

Lema :”Que a saúde se difunda sobre a Terra”

*dramatização da parábola:”O bom Samaritano”(5º ano)




     -Culminância :4 de abril












*Hino da campanha(cantado por todos alunos)

-Trabalho com:

Ø  Cartaz
Ø  Vídeo
Ø  Oração
Ø  Hino
Ø  Dramatização- O Bom Samaritano
Ø  Atividades do livro da C.F. Para o ensino fundamental









Objetivos
Conteúdos
Estratégias


·          Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;

·          Despertar  a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;






·          habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas; 

·          desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos; 

·          incentivar o trabalho em equipe; 
·          estimular a criatividade;

·           promover o hábito de leitura


Fortalecer a percepção de que boa saúde não é apenas ausência de doenças; é vida plenamente vivida em todas as suas dimensões pessoais e sociais”. (Papa João Paulo II, em mensagem encaminhada na CF de 1981)




Ø  Ciranda Literária
Autor:Hans Chrystian Andersen
ü  Biografia
ü  Retrato
ü  Leitura




















Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.


v  Leitura compartilhada
v  Apresentação da foto do autor
v  Leitura da biografia
v  Exposição no mural (foto e biografia )
v  Contação das histórias  livro:AlgunsContos e fábulas  Andersen


Objetivos
Conteúdos
Estratégias





·          Desenvolver da habilidade em discutir questões importantes.

·          Manifestar opiniões sobre a história  lida ou ouvida.






















ü  Reconto
ü  teatro
-Culminância:dia 2 de junho com:

_-Exposição de trabalhos
-Teatro:A roupa nova do Imperador(alunos do 3º e 4º anos)


Ø  Festa Julina

* 1º Período  _quadrilha de roda  ( música festa boa)
* turma 102 e 202   -dança coutry (música etc e tal)
* turma 302   _ quadrilha (música _ quadrilha da Xuxa)
* turma 402 e 502 _ forró (música Xote das meninas)
-Culminância: dia 07 de julho
v  Dramatização do conto “A roupa nova do imperador”

  Contos:
v  A sereiazinha
v  O patinho feio
v  A pequena vendedora de fósforos
v  A roupa nova do Imperador
v  O soldadinho de chumbo










v  Organização de músicas , passos das danças para os dois turnos  e ensaio do 2º turno.




Objetivos

Conteúdos

Estratégias



·          Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação;

·          Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural emergente em nossa sociedade;


·          Estabelecer o seu espaço e presença no cotidiano contemporâneo;
·          Desenvolver habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar suas histórias de maneira mais elaborada;

·          Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;


·          Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;




Livro:
 “Histórias de fadas” do autor Oscar Wilder


-O príncipe feliz
-O gigante egoísta
-O amigo dedicado
-O rouxinol e a rosa

Livros:
-Contos de morte morrida
-A árvore maravilhosa
-João esperto leva o presente certo
-Caçada ao grande monstro
-“Sons da selva”
-“Sons da floresta”
-A surpresa do urso polar
-As aventuras do urso bebê
-Bruxa,bruxa,venha a minha festa!
-
(para todas os anos)

-


Leitura compartilhada (4º e 5º anos)

Contação para as outras turmas 1º período. 1º 2º e 3º anos.

Ficha de leitura(escrita)

Reconstrução oral da história lida



Levantamento de hipóteses através da capa.


Ilustração da história
                                                                                                                            
Objetivos

Conteúdos

Estratégias







·          Refletir, por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive.






-Conhecer a cultura de cidades da região sudeste







Região sudeste



-Vídeo “viva  volta Redonda”

-Fotos em ppt (no início da construção da cidade)

Ciranda de Tarituba
-Vamos cirandar
Projeto Valores
Cantata de Natal











Exposição de fotos do início da cidade construção da CSN,construção do clube recreio dos trabalhadores,casas e prédios


-Releitura das fotografias antigas(5º ano)

-Releitura das fotografias atuais (4º ano)





·          Localização na região sudeste a cidade de Paraty  de onde é a ciranda de Tarituba
·          Leitura e canto da ciranda de Tarituba
·          Letra da ciranda
·          vídeo da dança                                

Nenhum comentário: