sábado, 9 de maio de 2015

Planejamento Anual Jardim II


A Educação Infantil caracteriza-se como uma fase na qual o trabalho docente deve construir no educando uma base forte, ou seja, promover seu desenvolvimento cognitivo e motor de modo que ele esteja preparado para enfrentar os desafios das fases escolares posteriores.
É importante que essa aprendizagem seja incentivada pelo professor, visando desenvolver todo o potencial criativo da criança. A fase da Educação Infantil é uma das mais importantes, pois perduram no decorrer da vida da criança os efeitos das experiências vivenciadas neste período, sejam elas boas ou más enriquecedoras ou não.
É necessário olhar, mas a fundo as relações na educação infantil nela podemos observar a interatividade, o lúdico, e a transposição do imaginário para o real (Fantasia do real).
Atualmente, o trabalho pedagógico voltado para o segmento da Educação Infantil deve considerar como pressupostos pedagógicos os processos cognitivos, afetivos e sociais que permeiam a aprendizagem das crianças.
As crianças formulam explicações sobre o mundo que as cercam, constroem conhecimentos sobre a escrita, os números, a vida das pessoas, os animais e as plantas... Na escola, é fundamental considerar esses conhecimentos, o que permitirá ao professor planejar situações de aprendizagem significativas, ou seja, situações nas quais os alunos poderão reconhecer os limites de seus conhecimentos ampliá-los e, se necessário, reformulá-los.
É fundamental, nesta fase do aprendizado, criar um ambiente no qual as crianças tenham a oportunidade de ampliar sua competência para se comunicar oralmente, pois assim estarão estruturando seu pensamento e otimizando sua capacidade de aprender. Nesse ambiente, a criança deve ser incentivada a falar, contar casos, expressar seus desejos e sentimentos e relatar experiências, exercitando a linguagem. Em constante interação com o professor, ela poderá aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a linguagem oral e ampliar seu vocabulário, tornando sua fala cada vez mais diversificada e eficaz na comunicação.

A CRIANÇA DE 5 ANOS

Ao iniciar sua vida escolar, a criança passa a construir conhecimentos sobre procedimentos e atitudes relacionados ao dia-a-dia na escola. Mesmo na Educação Infantil, ela pode – e deve – aprender a participar de trabalhos em grupos, respeitarem a opinião dos colegas, organizarem seu material, trabalhar com tempo predeterminado etc. assim, ela estará aprendendo a atuar como estudante.
Essa faixa etária é marcada pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.
Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).
Torna-se mais dona de si mesma, mais reservada. A sua relação com o ambiente manifesta-se em termos mais amistosos.
O seu mundo é de aqui e de agora. O centro deste mundo continua a ser ocupado pela mãe. Não tem ainda maturidade para formar conceitos e sentir emoções abstratas, Possui um forte sentido de posse, sobretudo com as coisas de que gosta.
Dentro do âmbito familiar fará perguntas próprias: Para que serve? De que é feito? Pensa antes de falar. [Querem saber para sentir a satisfação do êxito pessoa] e de aceitação social.

Desenvolvimento físico-motor:
·         Pula em um pé só sem perder o equilíbrio.
·         Consegue recortar com facilidade uma figura utilizando tesoura.
·         Consegue amarrar os cadarços.
·         Apresenta maior controle das atividades motoras.

Desenvolvimento emocional:

·         O egocentrismo é mais acentuado, não aceita dividir nada com ninguém.
·         É mais inteligente é menos intuitivo.
·         Os seus estados emocionais alcançam os extremos, ou seja, passa da alegria à tristeza com rapidez.

Desenvolvimento sensorial e cognitivo:

·         O vocabulário conta com mais de 1500 palavras.
·         Elabora um grande número de perguntas.
·         Aprende e canta canções.
·         Revela facilmente assuntos pessoais a terceiros.
·         Torna-se mais independente.
·         Aumenta sua compreensão do conceito tempo.
·         Compreende ordens com frases negativas.
·         Seus desenhos ganham formas legíveis.
·         Articula bem: vogais e consoantes, constrói frases bem elaboradas.

Desenvolvimento social:

·         Gosta de brincar com outras crianças.
·         Gosta de imitar as atividades dos adultos.
·         Aprende a partilhar e a aceitar regras.


OBJETIVOS GERAIS

·         Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;

·         Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

·         Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

·         Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

·         Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;

·         Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
·         Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
·         Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
·         Oportunizar a construção da identidade e autonomia: fortalecendo a auto-estima, promovendo situações nas quais os estudantes possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais; usando sua imaginação e criatividade, com ênfase à afetividade, a cooperação, socialização e organização; favorecendo a interpretação da realidade; estabelecendo relações entre novas informações e a realidade dos estudos para construir conhecimento, compreendendo a sociedade e interagindo nela.

OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

·         Valorizar a relação adulto/criança e criança/criança, para o desenvolvimento da sua autonomia;
·         Proporcionar a criança um conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocino lógico concretamente,
·         Promover a vinculação do discurso oral com o texto escrito;
·         Promover a integração do grupo, a socialização das crianças e o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla, fina e coordenação viso motora;
·         Organizar atividades para que a criança amplie seus conhecimentos na compreensão do mundo no qual está inserida;
·         Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
·         Reconhecer o próprio corpo e a aceitar as diferenças entre os colegas;
·         Observar e explorar o meio ambiente;
·         Ampliar a comunicação visual, verbal, corporal e escrita nas diferentes relações sociais;
·         Levar a criança a perceber as diferenças que existem entre elas;
·         Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação pra ter uma vida saudável;
·         Incentivar a curiosidade natural, estimular as atitudes científicas, investigativas e questionadoras;
·         Proporcionar trocas de brinquedos entre as crianças;
·         Descobrir e explorar o corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
·         Realizar atividade de forma calma, com o intuito de relaxar corporalmente;
·         Desenvolver a expressão oral e escrita, bem como a interpretação de textos.

ÁREAS DO CONHECIMENTO LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
  •  Desenvolver a capacidade de comunicação verbal;
  •   Conscientizar de que fala de maneira diferente de acordo com o nosso interlocutor, o ambiente em que nos encontramos os objetivos que temos em cada ato comunicativo etc.;
  •   Expressar desejos, necessidades, sentimentos, pensamentos por meio da fala;
  • Narrar suas vivências;
  •  Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita;
  • Ouvir, com interesse, a leitura de história e poesias;
  •   Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita, por meio do contato com diversos portadores de texto (livro, histórias em quadrinha).
  •  Desenvolver a percepção visomotora e a discriminação auditiva e visual;
  •  Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os aluno
  •   Conhecer e escrever as vogais e os encontros vocálicos tanto na letra de impressa quanto na letra cursiva;
  • Reconhecer as letras do alfabeto na letra de imprensa e na letra cursiva e sua família;
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

  •  Estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas sobre situações do seu dia-a-dia, como: contar, localizar no espaço e no tempo mais próximo da criança. Colocar em ordem (sem estabelecer, ainda, um critério);
  •   Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais em situações variadas do cotidiano;
  •   Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativos a quantidades, espaços físicos e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
  •   Ter confiança em sua capacidade nas próprias estratégias para lidar com situações matemáticas novas, utilizando sues conhecimentos prévios;
  •  Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem;
  •  Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc;
  •  Desenvolver raciocínio lógico-matemático;

 NATUREZA E SOCIEDADE

  • Desenvolver o processo de adição.
  •   Experimentar e utilizar os recursos de que dispões para satisfazer suas necessidades essenciais;
  •  Expressar seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agir com progressiva autonomia;
  •   Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecer seus limites e capacidades e as sensações que experimenta;
  •   Cuidar do próprio corpo, executando ações relacionadas à saúde e à higiene;
  •   Relacionar com um número crescente de crianças;
  •   Ter uma imagem positiva de si, ampliando a sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;
  •  Identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais e do grupo, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
  •   Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivenciais;
  •   Adotar hábitos de auto cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
  •   Identificar sua pertinência aos diversos grupos dos quais participa;
  •   Respeitar as regras de convivência e os acordos dos grupos dos quais participa;
  •   Explorar o ambiente relacionar-se com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos;
  •   Interessar-se pelo ambiente social e pela natureza, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-los, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos físicos e sociais, buscando informações e confrontando idéias;
  •  Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida;
  •   Explorar o ambiente em que vive.

 MOVIMENTO

  •   Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
  •   Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo, gradativamente, os limites e potencialidades do próprio corpo;
  •   Controlar, gradualmente, o próprio movimento, ajustando suas habilidades aos jogos, brincadeiras, danças e situações.
ARTES VISUAIS

  •  Interessar-se pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entra em contato;
  •   Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem da colagem da construção;
  •   Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e a criação;
  •  Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações;
  •  Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando;
  •  Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos;
  •  Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.

CONTEÚDO

  LINGUAGEM ORAL
·         Roda de conversa
·         Poema
·         Hora do conto
·         Hora da novidade
·         Parlenda, adivinha, trava-língua, ditado popular, quadrinha, brincadeira de roda
·         Obra de arte
·         Interpretação de imagens


  LINGUAGEM ESCRITA
·        Traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas),
·         Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
·        Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
·         Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
·        Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no 1° ano.
·      
  CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO

·         Discriminação visual: cores (primárias e secundárias).
·         Noções de geometria: círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
·         Noções de posição: dentro/fora, em cima/embaixo, em frente/atrás, perto/longe, alto/baixo, cumprido/curto.
·         Noções de grandeza: muito/pouco/nenhum, leve/pesado, estreito/largo, curto/longo, maior/menor.
·         Noções de tempo: dia/noite, antes/depois, o que aconteceu primeiro.
·         Noções de massa e de capacidade: mais/menos, cheio/vazio, grande/pequeno, alto/baixo.
·         Noções de quantidade: mais/menos, muito/pouco.
·         Noções de agrupamento: com um ou mais critérios
·        Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
·         Numerais: revisão dos números (0 até 9).
·        Idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 50, quantidades.
·         Operação com Números: adição e subtração: total até 9.
·         Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado),

  NATUREZA E SOCIEDADE

ü  GEOGRAFIA
·         Eu
·         Família
·         Moradias
·         Escola
·         Meio de transporte
·         Educação para o trânsito
·         Profissões
·         Meio de comunicação

ü  CIÊNCIAS NATURAIS
·         Corpo humano e crescimento
·         Higiene
·         Boa alimentação
·         Os sentidos
·         Paisagens e seus componentes
·         Animais
·         Plantas
ü  HISTÓRIA
·         Datas comemorativas

 ARTES VISUAIS
·        Desenho
·         Pintura
·        Impressão
·        Recorte
·        Alinhavo
·        Colagem
·        Modelagem
·        Dobradura
·        Montagem
·        Construção
  MOVIMENTO
·         Percepção visual
·         Percepção auditiva
·         Coordenação motora global


RECURSOS DIDÁTICOS
·        Cartazes
·        Vídeos
·        Músicas
·        Cd
·        Fantoches
·        Quadro negro
·        Giz de cera
·        Lápis de escrever
·        Lápis de colorir
·        Atividades de acordo com o conteúdo
·        Passeios
·        Culinária
·        Experiências
·        Jogos
·        Brincadeiras
·        Livros paradidáticos
·        Livros literários
·        Projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano

OBSERVAÇÃO

Este planejamento poderá ser modificado no decorrer do ano letivo. Ele é totalmente maleável. E será adaptado de acordo com a sala de aula. Não se trata de um planejamento individual, sofrerá modificações de acordo com o interesse ou não dos alunos. Podendo ser alterado a qualquer momento, sobre qualquer circunstância.

AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de aprendizagem de forma justa e humana, considerando-se o ritmo de cada criança.
Para avaliar o desenvolvimento da criança é necessário compreender como ela constrói suas hipóteses, que processos utilizam para chegar às suas conclusões: fazer uma leitura das suas manifestações, de seus conflitos e avanços cognitivos em situações de aprendizagem. Além disso, é preciso respeitar os seus feitos e compreendê-la como um ser social ativo em processo de transformações contínuas.
O objetivo principal da avaliação na Educação Infantil é obter informações referentes ao desenvolvimento das crianças e verificar a necessidade das alterações nas estratégias adotadas em sala de aula.
A avaliação deverá abordar o domínio do conteúdo, o desenvolvimentos das habilidades, os hábitos e as atitudes, com a coleta de dados qualitativos e quantitativos. Não se pode deixar de considerar os aspectos emocionais de cada criança.
É necessário não só avaliar a criança, mas também o ensino, o que inclui aluno, professor, escola e família, entre outros fatores que interferem no desenvolvimento da criança.
A avaliação deverá responder às seguintes perguntas:
·         A criança está se desenvolvendo conforme o esperado?
·         A escola é um ambiente agradável e estimulante?
·         A família está participando do processo de aprendizagem da criança?
A observação do professor é um instrumento de avaliação especialmente importante na Educação Infantil, pois a maioria das crianças ainda não domina a leitura e a escrita e estão aprendendo a representar o conhecimento construído socialmente. Portanto, cabe ao professor a missão de acompanhar o desempenho de cada aluno na busca pela definição de melhores estratégias de ensino.

Um comentário:

Rita de Cássia disse...

Muito boa essa matéria