A Educação Infantil caracteriza-se como uma fase na qual o trabalho docente deve construir no educando uma base forte, ou seja, promover seu desenvolvimento cognitivo e motor de modo que ele esteja preparado para enfrentar os desafios das fases escolares posteriores.
É importante que essa aprendizagem seja incentivada pelo professor, visando desenvolver todo o potencial criativo da criança. A fase da Educação Infantil é uma das mais importantes, pois perduram no decorrer da vida da criança os efeitos das experiências vivenciadas neste período, sejam elas boas ou más enriquecedoras ou não.
É necessário olhar, mas a fundo as relações na educação infantil nela podemos observar a interatividade, o lúdico, e a transposição do imaginário para o real (Fantasia do real).
Atualmente, o trabalho pedagógico voltado para o segmento da Educação Infantil deve considerar como pressupostos pedagógicos os processos cognitivos, afetivos e sociais que permeiam a aprendizagem das crianças.
As crianças formulam explicações sobre o mundo que as cercam, constroem conhecimentos sobre a escrita, os números, a vida das pessoas, os animais e as plantas... Na escola, é fundamental considerar esses conhecimentos, o que permitirá ao professor planejar situações de aprendizagem significativas, ou seja, situações nas quais os alunos poderão reconhecer os limites de seus conhecimentos ampliá-los e, se necessário, reformulá-los.
É fundamental, nesta fase do aprendizado, criar um ambiente no qual as crianças tenham a oportunidade de ampliar sua competência para se comunicar oralmente, pois assim estarão estruturando seu pensamento e otimizando sua capacidade de aprender. Nesse ambiente, a criança deve ser incentivada a falar, contar casos, expressar seus desejos e sentimentos e relatar experiências, exercitando a linguagem. Em constante interação com o professor, ela poderá aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a linguagem oral e ampliar seu vocabulário, tornando sua fala cada vez mais diversificada e eficaz na comunicação.
É importante que essa aprendizagem seja incentivada pelo professor, visando desenvolver todo o potencial criativo da criança. A fase da Educação Infantil é uma das mais importantes, pois perduram no decorrer da vida da criança os efeitos das experiências vivenciadas neste período, sejam elas boas ou más enriquecedoras ou não.
É necessário olhar, mas a fundo as relações na educação infantil nela podemos observar a interatividade, o lúdico, e a transposição do imaginário para o real (Fantasia do real).
Atualmente, o trabalho pedagógico voltado para o segmento da Educação Infantil deve considerar como pressupostos pedagógicos os processos cognitivos, afetivos e sociais que permeiam a aprendizagem das crianças.
As crianças formulam explicações sobre o mundo que as cercam, constroem conhecimentos sobre a escrita, os números, a vida das pessoas, os animais e as plantas... Na escola, é fundamental considerar esses conhecimentos, o que permitirá ao professor planejar situações de aprendizagem significativas, ou seja, situações nas quais os alunos poderão reconhecer os limites de seus conhecimentos ampliá-los e, se necessário, reformulá-los.
É fundamental, nesta fase do aprendizado, criar um ambiente no qual as crianças tenham a oportunidade de ampliar sua competência para se comunicar oralmente, pois assim estarão estruturando seu pensamento e otimizando sua capacidade de aprender. Nesse ambiente, a criança deve ser incentivada a falar, contar casos, expressar seus desejos e sentimentos e relatar experiências, exercitando a linguagem. Em constante interação com o professor, ela poderá aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a linguagem oral e ampliar seu vocabulário, tornando sua fala cada vez mais diversificada e eficaz na comunicação.
A CRIANÇA DE 5 ANOS
Ao iniciar sua vida escolar, a criança passa a construir conhecimentos sobre procedimentos e atitudes relacionados ao dia-a-dia na escola. Mesmo na Educação Infantil, ela pode – e deve – aprender a participar de trabalhos em grupos, respeitarem a opinião dos colegas, organizarem seu material, trabalhar com tempo predeterminado etc. assim, ela estará aprendendo a atuar como estudante.
Essa faixa etária é marcada pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.
Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).
Torna-se mais dona de si mesma, mais reservada. A sua relação com o ambiente manifesta-se em termos mais amistosos.
O seu mundo é de aqui e de agora. O centro deste mundo continua a ser ocupado pela mãe. Não tem ainda maturidade para formar conceitos e sentir emoções abstratas, Possui um forte sentido de posse, sobretudo com as coisas de que gosta.
Dentro do âmbito familiar fará perguntas próprias: Para que serve? De que é feito? Pensa antes de falar. [Querem saber para sentir a satisfação do êxito pessoa] e de aceitação social.
Desenvolvimento físico-motor:
· Pula em um pé só sem perder o equilíbrio.
· Consegue recortar com facilidade uma figura utilizando tesoura.
· Consegue amarrar os cadarços.
· Apresenta maior controle das atividades motoras.
Desenvolvimento emocional:
· O egocentrismo é mais acentuado, não aceita dividir nada com ninguém.
· É mais inteligente é menos intuitivo.
· Os seus estados emocionais alcançam os extremos, ou seja, passa da alegria à tristeza com rapidez.
Desenvolvimento sensorial e cognitivo:
· O vocabulário conta com mais de 1500 palavras.
· Elabora um grande número de perguntas.
· Aprende e canta canções.
· Revela facilmente assuntos pessoais a terceiros.
· Torna-se mais independente.
· Aumenta sua compreensão do conceito tempo.
· Compreende ordens com frases negativas.
· Seus desenhos ganham formas legíveis.
· Articula bem: vogais e consoantes, constrói frases bem elaboradas.
Desenvolvimento social:
· Gosta de brincar com outras crianças.
· Gosta de imitar as atividades dos adultos.
· Aprende a partilhar e a aceitar regras.
OBJETIVOS GERAIS
· Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
· Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
· Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
· Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
· Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
· Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
· Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
· Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
· Oportunizar a construção da identidade e autonomia: fortalecendo a auto-estima, promovendo situações nas quais os estudantes possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais; usando sua imaginação e criatividade, com ênfase à afetividade, a cooperação, socialização e organização; favorecendo a interpretação da realidade; estabelecendo relações entre novas informações e a realidade dos estudos para construir conhecimento, compreendendo a sociedade e interagindo nela.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
· Valorizar a relação adulto/criança e criança/criança, para o desenvolvimento da sua autonomia;
· Proporcionar a criança um conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocino lógico concretamente,
· Promover a vinculação do discurso oral com o texto escrito;
· Promover a integração do grupo, a socialização das crianças e o desenvolvimento psicomotor (coordenação motora ampla, fina e coordenação viso motora;
· Organizar atividades para que a criança amplie seus conhecimentos na compreensão do mundo no qual está inserida;
· Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
· Reconhecer o próprio corpo e a aceitar as diferenças entre os colegas;
· Observar e explorar o meio ambiente;
· Ampliar a comunicação visual, verbal, corporal e escrita nas diferentes relações sociais;
· Levar a criança a perceber as diferenças que existem entre elas;
· Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação pra ter uma vida saudável;
· Incentivar a curiosidade natural, estimular as atitudes científicas, investigativas e questionadoras;
· Proporcionar trocas de brinquedos entre as crianças;
· Descobrir e explorar o corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
· Realizar atividade de forma calma, com o intuito de relaxar corporalmente;
· Desenvolver a expressão oral e escrita, bem como a interpretação de textos.
ÁREAS DO CONHECIMENTO LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
- Desenvolver a capacidade de comunicação verbal;
- Conscientizar de que fala de maneira diferente de acordo com o nosso interlocutor, o ambiente em que nos encontramos os objetivos que temos em cada ato comunicativo etc.;
- Expressar desejos, necessidades, sentimentos, pensamentos por meio da fala;
- Narrar suas vivências;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita;
- Ouvir, com interesse, a leitura de história e poesias;
- Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita, por meio do contato com diversos portadores de texto (livro, histórias em quadrinha).
- Desenvolver a percepção visomotora e a discriminação auditiva e visual;
- Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os aluno
- Conhecer e escrever as vogais e os encontros vocálicos tanto na letra de impressa quanto na letra cursiva;
- Reconhecer as letras do alfabeto na letra de imprensa e na letra cursiva e sua família;
- Estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas sobre situações do seu dia-a-dia, como: contar, localizar no espaço e no tempo mais próximo da criança. Colocar em ordem (sem estabelecer, ainda, um critério);
- Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais em situações variadas do cotidiano;
- Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativos a quantidades, espaços físicos e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
- Ter confiança em sua capacidade nas próprias estratégias para lidar com situações matemáticas novas, utilizando sues conhecimentos prévios;
- Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem;
- Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc;
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático;
NATUREZA E SOCIEDADE
- Desenvolver o processo de adição.
- Experimentar e utilizar os recursos de que dispões para satisfazer suas necessidades essenciais;
- Expressar seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agir com progressiva autonomia;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecer seus limites e capacidades e as sensações que experimenta;
- Cuidar do próprio corpo, executando ações relacionadas à saúde e à higiene;
- Relacionar com um número crescente de crianças;
- Ter uma imagem positiva de si, ampliando a sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas;
- Identificar e enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais e do grupo, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
- Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivenciais;
- Adotar hábitos de auto cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
- Identificar sua pertinência aos diversos grupos dos quais participa;
- Respeitar as regras de convivência e os acordos dos grupos dos quais participa;
- Explorar o ambiente relacionar-se com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos;
- Interessar-se pelo ambiente social e pela natureza, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-los, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos físicos e sociais, buscando informações e confrontando idéias;
- Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida;
- Explorar o ambiente em que vive.
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
- Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo, gradativamente, os limites e potencialidades do próprio corpo;
- Controlar, gradualmente, o próprio movimento, ajustando suas habilidades aos jogos, brincadeiras, danças e situações.
- Interessar-se pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entra em contato;
- Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem da colagem da construção;
- Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e a criação;
- Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações;
- Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando;
- Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos;
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
LINGUAGEM ORAL
· Roda de conversa
· Poema
· Hora do conto
· Hora da novidade
· Parlenda, adivinha, trava-língua, ditado popular, quadrinha, brincadeira de roda
· Obra de arte
· Interpretação de imagens
LINGUAGEM ESCRITA
· Traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas),
· Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
· Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros vocálicos.
· Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
· Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão continuidade no 1° ano.
·
CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
· Discriminação visual: cores (primárias e secundárias).
· Noções de geometria: círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
· Noções de posição: dentro/fora, em cima/embaixo, em frente/atrás, perto/longe, alto/baixo, cumprido/curto.
· Noções de grandeza: muito/pouco/nenhum, leve/pesado, estreito/largo, curto/longo, maior/menor.
· Noções de tempo: dia/noite, antes/depois, o que aconteceu primeiro.
· Noções de massa e de capacidade: mais/menos, cheio/vazio, grande/pequeno, alto/baixo.
· Noções de quantidade: mais/menos, muito/pouco.
· Noções de agrupamento: com um ou mais critérios
· Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
· Numerais: revisão dos números (0 até 9).
· Idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 50, quantidades.
· Operação com Números: adição e subtração: total até 9.
· Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado),
NATUREZA E SOCIEDADE
ü GEOGRAFIA
· Eu
· Família
· Moradias
· Escola
· Meio de transporte
· Educação para o trânsito
· Profissões
· Meio de comunicação
ü CIÊNCIAS NATURAIS
· Corpo humano e crescimento
· Higiene
· Boa alimentação
· Os sentidos
· Paisagens e seus componentes
· Animais
· Plantas
ü HISTÓRIA
· Datas comemorativas
ARTES VISUAIS
· Desenho
· Pintura
· Impressão
· Recorte
· Alinhavo
· Colagem
· Modelagem
· Dobradura
· Montagem
· Construção
MOVIMENTO
· Percepção visual
· Percepção auditiva
· Coordenação motora global
RECURSOS DIDÁTICOS
· Cartazes
· Vídeos
· Músicas
· Cd
· Fantoches
· Quadro negro
· Giz de cera
· Lápis de escrever
· Lápis de colorir
· Atividades de acordo com o conteúdo
· Passeios
· Culinária
· Experiências
· Jogos
· Brincadeiras
· Livros paradidáticos
· Livros literários
· Projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano
OBSERVAÇÃO
Este planejamento poderá ser modificado no decorrer do ano letivo. Ele é totalmente maleável. E será adaptado de acordo com a sala de aula. Não se trata de um planejamento individual, sofrerá modificações de acordo com o interesse ou não dos alunos. Podendo ser alterado a qualquer momento, sobre qualquer circunstância.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de aprendizagem de forma justa e humana, considerando-se o ritmo de cada criança.
Para avaliar o desenvolvimento da criança é necessário compreender como ela constrói suas hipóteses, que processos utilizam para chegar às suas conclusões: fazer uma leitura das suas manifestações, de seus conflitos e avanços cognitivos em situações de aprendizagem. Além disso, é preciso respeitar os seus feitos e compreendê-la como um ser social ativo em processo de transformações contínuas.
O objetivo principal da avaliação na Educação Infantil é obter informações referentes ao desenvolvimento das crianças e verificar a necessidade das alterações nas estratégias adotadas em sala de aula.
A avaliação deverá abordar o domínio do conteúdo, o desenvolvimentos das habilidades, os hábitos e as atitudes, com a coleta de dados qualitativos e quantitativos. Não se pode deixar de considerar os aspectos emocionais de cada criança.
É necessário não só avaliar a criança, mas também o ensino, o que inclui aluno, professor, escola e família, entre outros fatores que interferem no desenvolvimento da criança.
A avaliação deverá responder às seguintes perguntas:
· A criança está se desenvolvendo conforme o esperado?
· A escola é um ambiente agradável e estimulante?
· A família está participando do processo de aprendizagem da criança?
A observação do professor é um instrumento de avaliação especialmente importante na Educação Infantil, pois a maioria das crianças ainda não domina a leitura e a escrita e estão aprendendo a representar o conhecimento construído socialmente. Portanto, cabe ao professor a missão de acompanhar o desempenho de cada aluno na busca pela definição de melhores estratégias de ensino.
Um comentário:
Muito boa essa matéria
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